top of page

O que fazer?

Cartaz

Feira Medieval

Entrada livre

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro Vila do Conde convida para uma viagem no tempo. Vamos recuar 700 anos na nossa história e celebrar a fundação do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, em 1318, através da realização de uma feira medieval neste edifício monacal.
Este será um dos momentos altos da programação que ao longo do ano de 2018 o Município de Vila do Conde tem vindo a realizar, por forma a assinalar a data da fundação do seu ex-libris.
A proposta para estes dias constitui uma viagem na história, até ao reinado de D. Dinis, já que foi pela mão do seu filho natural, D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, que foi fundada esta casa monástica. Animação não faltará desde danças, arruadas, malabares, voos de ave de rapina e serpentes, até às representações históricas alusivas à fundação do mosteiro, à lenda da Berengária ou aos problemas inerentes na sucessão da coroa. Destaque para a participação especial do elenco do maior teatro de rua do país “Um Porto para o Mundo” com dois momentos alusivos à edição “Janelas da Alma, 2018”, a decorrer no domingo, dia 21.
Ao longo do evento poderá ainda degustar iguarias na feira gastronómica, onde se destaca a mostra de doçaria conventual, ou deixar-se encantar pelo artesanato, com produtos alusivos à época, cunhar uma moeda, entre tantas outras ofertas… Os motivos serão mais que suficientes para fazer de Vila do Conde, por um fim-de-semana, uma cidade medieval!
Horário:
Sáb. – 11h às 24h
Dom. 10h às 20h30
Entrada livre.

Imagem1.jpg

"Um Porto para o Mundo"

3 euros para adultos, 1 euro para crianças dos 3 aos 12 anos

Um porto para o Mundo é um importante teatro de rua com uma co-produção entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a companhia teatral Lafontana – Formas Animadas e conta com encenação de Amauri Alves.

Trata-se de um espetáculo musical inédito, com temas especialmente compostos para o evento e conta com a participação de mais de 300 intérpretes, com idades que vão desde os 4 aos 80 anos, entre bailarinos, cantores, atores, coros e demais grupos artísticos associativos da região.

 Estas figuras vão relatar percursos de vida dos vilacondenses, desde época remotas, começando no povoamento castrejo, passando pela chegada dos Romanos, pela formação de Portugal, prosseguindo com a epopeia dos Descobrimentos, até chegar aos dias de hoje. A Presidente da Câmara referiu que “não tem dúvidas que este será mais um momento marcante para a cultura de Vila do Conde e para a nossa cidade, pela sua enorme qualidade e grandiosidade e também pelo facto de se esperarem mais de 6 mil espetadores

Imagem5.jpg

Feira de Artesanato

Entrada livre

Associando-se ao Parlamento Europeu, que declarou 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, a 41ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde dedica uma atenção especial a esta temática.

De 21 de julho a 5 de agosto, contamos consigo em Vila do Conde.

Após quatro décadas de realizações consecutivas, a Feira Nacional de Artesanato considerada a maior e a melhor entre as congéneres apresenta, na presente edição, uma remodelação da sua imagem, apostando numa reorganização interna do recinto e assumindo um posicionamento mais contemporâneo e atrativo.

Sempre com o objetivo de ir ao encontro das expetativas dos seus milhares de visitantes, a Organização da Feira Nacional de Artesanato, no Ano Europeu do Património Cultural, e sendo precisamente o artesanato uma das expressões desse património, dedica particular atenção aos artesãos selecionados pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional para o Prémio Nacional do Artesanato, nas categorias “Carreira”, “Inovação” e “Novos Talentos”. 

curtas.png

Curtas Metragens

Os preços variam entre os 35€ e os 50€

A organização do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema revelou, esta manhã, o programa completo para a 26ª edição, a decorrer entre 14 e 22 de julho de 2018. A seleção aguardada da Competição Nacional inclui os últimos filmes de cineastas reconhecidos como Ivo M. Ferreira, João Viana ou Rodrigo Areias, mas também de estreantes como David Pinheiro Vicente ou Ana Moreira. No total, o festival apresenta 90 sessões de cinema e mais de 200 filmes, provenientes de mais de 40 países.

Imagem1.jpg

Festival da Juventude

Entrada livre

O evento Vila do Conde Fest dá uma nova vida à cidade de Vila do Conde,  trazendo inúmeros convidados onde haverá 10 dias de Musica, cultura e desporto no melhor spot da cidade.

Cartaz de São João

São João

Entrada livre

É o Santo padroeiro de Vila de Conde. As festividades são marcadas pela procissão em honra do Santo padroeiro atingindo o seu ponto alto na grande noite de 23 para 24 de junho com as marchas luminosas co o rancho da praça e do monte pelas ruas da cidade atuando ambos os ranchos e finalizando com um grande fogo de artifício.

Senhora dos Navegantes

Senhora dos Navegantes

Entrada livre

A Senhora dos Navegantes congrega o Santo Padroeiro das Caxinas e Poça da Barca, onde atrai muitos milhares de visitantes. Tendo um programa com diversas e interessantes iniciativas, nos campos cultural, recreativo e desportivo, mas atingindo o seu ponto alto, na majestosa Procissão.

Imagem4.jpg

Queima do Judas

Entrada livre

A Queima do Judas aposta, por um lado, em temáticas diretamente ligadas às tradições de Vila do Conde e, por outro, nas questões ligadas à comunidade e aos assuntos da atualidade, da integração social aos direitos do homem.

Tapete de flores

Festas do Corpo de Deus

Entrada livre

De 4 em 4 anos, Vila do Conde espera por si no dia do Corpo de Deus para partilhar consigo uma das tradições mais marcantes do concelho e das suas gentes.
Os Tapetes de Flores são um acontecimento invulgar, fruto de um grande esforço da comunidade, que reforça a identidade de Vila do Conde no país e no mundo. Neste dia, Vila do Conde é envolvida por um colorido inesquecível e por um aroma fresco que despertam sensações únicas!

Imagem5.jpg

Feira Semanal

Entrada livre

É uma feira popular que se realiza todas as sextas-feiras  em Vila do Conde. O edíficio do mercado municipal foi remodelado e atualmente conta com espaços para 160 feirantes.

Imagem6.jpg

Feira das Velharias

Aventuras lhe esperam

A feira realiza-se ao 3ºdomingo de cada mês no Mercado  Municipal.

Imagem7.jpg

Feira da Gastronomia

Entrada livre

Este evento propõe um roteiro gastronómico, com uma oferta vasta e rica, permitindo escolher entre a cozinha das Ilhas, do Alentejo ou do Algarve, do Minho ou de Trás-os-Montes, percorrendo assim as regiões e o país sem sair do recinto.

bottom of page